terça-feira, 18 de outubro de 2011

Cuidado com os exageros


A Corrida de Rua vem se tornando o esporte da moda. A industria de calçados, bebidas esportivas, roupas entre outros começam a massificar a prática esportiva de forma que as pessoas não pensam em outra coisa que não seja CORRER.
A verdade é que a corrida de rua realmente exerce um prazer enorme para quem pratica. Os ideais de superar 5, 10, 21 e até 42km são fascinantes e acabam provocando um conjunto de reações emocionalmente positivas. Estas sensações são tão fortes que contribui até  nos relacionamentos pessoais e nas conquistas de metas em casa e no trabalho.
Poderíamos enumerar inúmeros benefícios da corrida de rua,desde aspectos relacionados a saúde e bem estar como nas interações sociais observadas nos clubes de corrida e nas competições, porém é necessário um SINAL DE ALERTA.
A falta de cuidados e os exageros podem  trazer muitos problemas:
1-Não estão sendo respeitados questões básicas de treinamento físico como a Individualidade Biológica.
2- treinos regenerativos são descartados como se não tivessem importância no ciclo de treino
3-Não se respeitam a importância do descanso antes e pós treinos e competições 
4-sobrecarga constante e intensa nos treinos
5-falta de periodização para que o aluno tenha etapas planejadas e que respeitem o seu atual nível de aptidão física
6-Acompanhamento médico, tanto para exames de rotina como também para monitorar parâmetros de saúde

O erro mais grave, sem dúvida é o da auto suficiência.Por ser uma prática simples e com ganhos rápidos, muitos acham que já sabem tudo e podem correr "loucamente".Não seguem planilha e não querem escultar na maioria das vezes a palavra do profissional."Eu faço o que quero, pois estou muito bem e os treinos já não servem para minha condição física de hoje".O que muitos corredores não sabem ou fingem não saber é que existe o amanhã e que para tanto, não podemos agir de forma irresponsável com a saúde das pessoas. 
Para que possamos compreender um pouco o limiar entre o bom e o perigoso podem ser citados algumas informações:
1-O excesso de treinamento podem acarretar inúmeras lesões,tanto por impacto como por esforço repetido.Mesmo  tendo uma boa capacidade cardio é preciso promover adaptações articulares e musculares.
2-O glicogênio é o combustível principal de energia para o corredor. Muitas pessoas fazem musculação, aulas de ginástica, bike e vão correr sem antes recuperar o glicogênio depletado, provocando redução de rendimento, riscos de lesão e enfraquecimento do sistema imunológico.
3-correr demais e em excesso aumentam consideravelmente o número de radicais livres que provocam envelhecimento precoce.
4-excessos de treinos longos, bem como meias maratonas e maratonas seguidamente aumentam a ação de enzimas que servem de indicadores negativos para a saúde celular.
5-Vem aumentando o número de ´óbitos em treinos e principalmente competições.A maioria das informações dizem respeitado a uso abusivo de estimuladores-anfetaminas, hiponatremia-uso inadequado de bebidas esportivas, suplementos,falta de monitoramento médico(hipertensos,cardiopatas).Muitas querem e se dizem atletas mas não respeitam as regras de hábitos de vida de um atleta.Dormir cedo,alimentar-se adequadamente, não beber,fumar,entre outros.

O que queremos com estas informações não é descaracterizar os benefícios da corrida de rua, mas alertar tanto para a importancia da orientação profissional como da tomada de consciência do próprio praticante.Correr é bom e a simplicidade de sua prática não pode ser confundida com atos de negligência com o próprio corpo.

A IDEALE VITA é composta por profissionais de Educação Física que se orgulham do baixo índice de lesões de seus alunos.O nosso foco é promover uma prática esportiva de forma contínua e que possa trazer benefícios por toda a vida.Não deixaremos de orientar para o que é certo, mesmo que no primeiro momento possamos contrariar o seu desejo. Não iremos estimular excessos de treinos e nem de corridas.Nosso compromisso é com vcs e não com a industria do fitness, que muitas vezes tentam "empurrar" todo mundo com o simples propósito de vender.
Um abraço e vamos continuar correndo em busca de uma vida ideal

Cristiano Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário